A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada neste domingo (05), registrou a ausência de 48.991 inscritos em locais de prova de toda a Paraíba, de acordo com dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dos 189.152 inscritos para fazer a prova na Paraíba, 25,90% não compareceram ao primeiro dia de aplicação do exame.

O índice de abstenção registrado na Paraíba foi o segundo menor em todo o Brasil, ficando atrás apenas do Piauí, que teve 25,30% de ausências. Em todo o Brasil, o total geral de abstenção foi de 30,20%. O percentual registrado ficou na média dos últimos anos, de acordo com a diretora de Gestão e Planejamento do Inep.

Neste domingo os estudantes se submeteram a provas de Ciências Humanas e Linguagens, além da redação, que deveria ser feita sobre o tema: desafios da educação de surdos no Brasil. Este é o primeiro ano que as provas são aplicadas em fins de semana diferentes. No próximo domingo serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

 

Em todo o Brasil, 6.731.344 inscritos, 2.033.590 se ausentaram nesse primeiro dia de prova. Segundo o Inep, 273 participantes foram eliminados no primeiro dia do Enem. Desses, 264 foram desclassificados por descumprimento de regras gerais do edital e 9, por terem algum equipamento identificado pelo detector de metais. Na edição do Enem do ano passado, houve 3.942 eliminações no primeiro dia de prova.

Fonte: ClikPB