Neste domingo (05), começam as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este ano, a diferença é que a redação, uma das mais temidas, será aplicada no primeiro dia do exame. Sempre existe uma grande especulação sobre os possíveis temas tratados e, tradicionalmente, o Enem tem abordado problemas atuais do país com uma abordagem humanista.

A professora de redação do ISO Colégio e Cursos, Magda xx, fala sobre possíveis temáticas que podem cair este ano. “Este foi um ano atípico e, com tantas mudanças, é difícil falar com precisão sobre a redação, mas podemos esperar algum desses”, analisa a professora.

Idosos

Em pouco tempo o Brasil terá mais adultos e idosos do que jovens, o que irá criar um novo perfil da população.

“A ideia é falar sobre um novo idoso, que continua ativo, engajado e participativo. E como isso afeta a sociedade como um todo”, analisa Magda.

Homofobia

“É comum que as redações abordem o tema da desigualdade. Como vários casos de homofobia tiveram destaque esse ano, é possível que essa seja uma das temáticas”

Bullying

Com o crescente aumento de casos de suicídio de jovens, muitos desses motivados pelo bullying em escolas, o tema vem sido amplamente discutido.Por isso, esta é outra aposta de Magda, pois foi algo que esteve em grande evidência na mídia em 2017 .

Meio Ambiente

Um tema que há alguns anos não é abordado no Enem, mas que este ano pode voltar à tona é o impacto humano no meio ambiente. É possível que a prova aborde a questão do desmatamento, agronegócio ou poluição em geral.

Fake News

Em uma época onde se produz e se compartilha tanta informação, a internet é um campo fértil para a disseminação de notícias falsas. A discussão sobre os efeitos das fake news no mundo e na política pode ser trazida este ano, principalmente pelo fato do termo ter sido eleito a palavra do ano e ganhar menção no dicionário em inglês da editora britânica Collins.

Fonte: Assessoria