Às vésperas do Enem, especialistas dão dicas para quem vai fazer o exame

0
382

Às vésperas do Enem, especialistas dão dicas para quem vai fazer o exame

Milhões de estudantes buscam uma vaga no ensino superior e a principal porta de entrada é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, que acontece nos próximos dias 5 e 6. A poucos dias das provas, especialistas dão dicas importantes para quem já vem se preparando há um bom tempo, com dicas de como se concentrar melhor, manter a calma e estar pronto para o grande dia.

  1. Mude a rotina de estudos

É fundamental ter consciência que o principal foi aprendido ao longo do ano. Agora, o momento é de revisar as matérias, não de correr para aprender o que não foi absorvido nos últimos meses.  “Assista filmes e documentários para fixar os conteúdos de forma mais leve”, orienta a professora Gilsa Andrade, da DeVry João Pessoa.

  1. Mantenha a calma 

É normal que a ansiedade aumente com a proximidade da prova, mas o equilíbrio emocional é um dos fatores de maior peso no resultado da prova. Faça atividades relaxantes, busque apoio da família e amigos e procure dormir 8 horas por dia. “O lazer é um bom aliado. A mente cansa, assim como o nosso corpo, portanto, também precisa de descanso para que volte a trabalhar mais produtivamente”, explica Julita Sena, psicóloga do Hapvida Saúde.

  1. Atenção com a alimentação 

No dia da prova, a dieta deve ser de fácil ingestão. “Não abuse do tamanho das porções, mas não coma pouco, pois o período de provas é muito longo e você vai precisar de energia para encarar a maratona”, orienta a nutricionista do McDonald’s, Maria Luiza Ctenas.  O candidato deve também evitar comer alimentos aos quais não está acostumado  para evitar possíveis desconfortos. Para a hora da prova Maria Luiza sugere água, barrinha de cereais e frutas.

  1. Saiba como chegar ao local da prova

Conheça o trajeto e quanto tempo leva da sua casa para o local de provas. Tente fazer o percurso um dia antes e, por precaução, trace mais de uma opção de caminhos para chegar.

  1. Cuidado com a hora

Lembre que a hora anunciada para as provas segue o horário de Brasília. Em estados que não seguem o horário de verão e têm um fuso-horário diferente, é importante prestar atenção a isso. Tente chegar ao local pelo menos uma hora antes.

  1. Respire para relaxar

Antes de começar a prova, procure respirar fundo algumas vezes, inspirando, enchendo o pulmão pelo nariz, e soltando o ar pela boca. “Imagine que com esse ar, você libera as tensões que estão no seu corpo e as inseguranças e pensamentos negativos em relação a prova,” ensina a fisioterapeuta Juliana Elias.

  1. Mantenha uma boa postura

Também é importante ter atenção à postura para evitar dores e incômodos que possam atrapalhar o seu desempenho. “A dica é sentar com os pés paralelos e apoiados no chão, deixando joelhos e articulações do quadril flexionadas a 90°. Mantenha a coluna ereta, apoiando as costas no encosto da cadeira”, orienta a fisioterapeuta da clínica Equilibra.

  1. Responda as questões que você sabe 

Comece a prova respondendo as questões que você sabe e sente mais segurança. “Essa sensação de confiança e de estar dentro de um campo conhecido trazem bem-estar e deixam o estudante mais disposto e motivado para solucionar os desafios da prova”, analisa Gilsa Andrade.

  1. Redação merece mais atenção

Por ser fundamental para a nota dos candidatos, a redação exige atenção e calma.  Identifique o tema proposto, preste atenção nos textos base apresentados e, ao escrever, mantenha uma linha de raciocínio clara e coerente.  Ao final, leia o que foi escrito e faça os ajustes finais.

MaisPB com Assessoria