Os eleitores de pelo menos 14 cidades paraibanas vão encontrar nas urnas, neste ano, prefeitos e ex-prefeitos condenados recentemente por crimes de improbidade administrativa no âmbito do programa Meta 4, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Mais de 100 gestores paraibanos foram considerados culpados por práticas como fraudes em licitações, desvio de recursos públicos e enriquecimento ilícito e, mesmo assim, estarão livres para a disputa, desde que a condenação não seja confirmada até o dia da eleição pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

O juiz Aluízio Bezerra Filho, coordenador da mutirão da improbidade administrativa, ressaltou que como decisão de primeira instância, os candidatos podem recorrer de eventuais impugnações e disputar o pleito. O problema é que, sendo eleitos, eles ficarão sob o risco de ser afastados durante o mandato, trazendo “insegurança e incerteza para a população”. Um exemplo clássico do efeito danoso disso é o de Santa Rita, onde Reginaldo Pereira e Netinho de Várzea Nova (prefeito e vice) protagonizaram uma gangorra, se revezando no poder. Só a população saiu perdendo.

“É preciso considerar que cabe recurso contra a diplomação também. Essa é uma tese que poderá ser adotada pelos adversários”, ressaltou o magistrado. Ele acrescentou, ainda, que há o risco de o prefeito condenado ver o caso transitar em julgado e perder o mandato. Situação semelhante foi verificada no caso do prefeito de Uiraúna, João Bosco Nonato Fernandes. Ele foi afastado e não conseguiu retomar o mandato.

Confira os candidatos condenados no Mutirão da Improbidade:

Prefeitos
André Gadelha (PMDB) – prefeito de Sousa
Dr. Bosco (PSDB) – prefeito de Uiraúna
Ronaldo Ramos (PSC) – prefeito de Gurjão
Ex-prefeitos
Nobinho (PSB) – ex-prefeito de Esperança
Ivanildo Gouveia (PR) – ex-prefeito de Soledade
Adelson Gonçalves (PRB) – ex-prefeito de Areial
Abelardo Coutinho (PRB) – ex-prefeito de Puxinanã
Dedé Pereira (PR) – ex-prefeito de Carrapateira
Zé João (PSD) – ex-prefeito de Caturité
Bolão (PR) – ex-prefeito de Lucena
Capuxim (PSB) – ex-prefeito de Riacho dos Cavalos
Benício Neto (PSB) – ex-prefeito de Pilar
Paulo (PSDB) – ex-prefeito de Gado Bravo
Renato Mendes (DEM) – ex-prefeito de Alhandra

Fonte:resumopb

DEIXE UMA RESPOSTA