O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Ses), iniciou, nessa segunda-feira (7), um mutirão de cirurgias de cataratas, para moradores dos 24 municípios polarizados por Patos, no Hospital Regional da cidade. Esta ação, que prossegue até a próxima sexta-feira (11), será a primeira etapa. A segunda ocorrerá no período de 18 a 22 de setembro, totalizando 500 cirurgias, num valor de R$ 321.500,00.
Este ano, até o mês de dezembro, também serão realizados mutirões nas cidades de Queimadas, Pombal, Monteiro, Piancó, Itaporanga, Catolé do Rocha, Sousa, Cajazeiras, Picuí, Guarabira, Areia, Esperança, Belém, Itabaiana e Mamanguape.
O mutirão ocorre, anualmente, desde 2011, com recursos próprios do Governo do Estado. Já foram mais de 10 mil procedimentos e mais de R$ 7,5 milhões investidos.
A contrapartidada dos municípios foi definida em reunião da Comissão Intergestores Regional do Sertão – CIRs. “Foi pactuado que os municípios ficariam responsáveis pela triagem e apresentação da demanda à Gerência Regional de Saúde, pelos exames de risco cirúrgico e transporte dos pacientes”, explicou o gerente da 6ª Regional de Saúde, de Patos, Leudo Farias.
Segundo a gerente de Regulação, da Ses, Selda Gomes, a iniciativa tem beneficiado, de forma direta, a população idosa. “Os mutirões vêm atendendo às necessidades dos usuários, buscando devolver a visão, principalmente, dos idosos, que a perdem devido a presença de catarata”, disse.
Selda lembra que, para se cadastrarem nos mutirões, os usuários devem procurar as Secretarias de Saúde dos seus municípios e, dessa forma, realizar a cirurgia gratuita.

 

Fonte: Wscom

DEIXE UMA RESPOSTA