Mais de 100 prefeitos da PB vão a Brasília reivindicar reajustes no pacto federativo e em programas

0
100

Na próxima segunda-feira (15) mais de 100 prefeitos paraibanos irão à Capital Federal participar da Marcha em Defesa dos Municípios a fim de reivindicarem maiores repasses dos tributos arrecadas pelo governo federal às cidades brasileiras. O evento acontecerá até a quinta-feira (18) e contará com a presença do presidente Michel Temer (PMDB) e de todos os ministros do governo.

De acordo com a o presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes, os municípios não estão recebendo as verbas que deveriam ser repassadas. “A nossa grande discussão é a questão do pacto federativo, os municípios hoje são os entes mais importantes da federação e é que menos recebe recursos. Apenas 18% da arrecadação nacional, nós queremos que esse percentual fique em torno de 28 a 30% do total tributário nacional”.

Tota acrescenta que também irão solicitar o aumento dos valores às prefeituras dos programas federais, como o Samu e creches. “Uma outra questão que a gente está buscando sanar é o aumento dos repasses para os programas sociais. Hoje, o governo federal cria os programas lá em Brasília e só repassa 30% do que os municípios gastam para realizar esses projetos. Faz mais de oito anos que esses programas não sofrem reajustes, então estamos buscando formas para que esses repassem sejam reajustados”.

Mais de 4 mil prefeitos de todos os estados brasileiros participarão da 20ª Marcha a Brasília, segundo Tota Guedes, que também acrescentou a importância desse evento para os municípios paraibanos. “É um evento que podemos reivindicar melhorias para que as prefeituras possam garantir os serviços prestados à população”.

Blog do Gordinho

DEIXE UMA RESPOSTA