Paraibano que pesou mais de 420 kg está com 196 kg e já faz exercícios

0
345
O paraibano Carlos Antônio dos Santos Freitas, conhecido como Carlinhos, está respondendo bem ao tratamento contra super obesidade e teve a possibilidade de realização de cirurgia bariátrica descartada pela equipe multiprofissional que o acompanha na cidade de Patos, Sertão paraibano, a 316 km de João Pessoa. 
Carlinhos foi pesado pela primeira vez em um ano nessa segunda-feira (13). Segundo a enfermeira Katiana Nobre, coordenadora da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf 7) que acompanha Carlinhos, ele agora está com 196 quilos, 79 a menos do que quando recebeu alta do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, em fevereiro do ano passado.
De acordo com Katiana Nobre, Carlinhos já consegue andar e realizar alguns exercícios físicos. Mesmo com os avanços, ainda não há previsão de alta definitiva. Antes de iniciar o tratamento, o paraibano chegou a pesar mais de 420 quilos e vivia sentado.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados do tratamento e a cirurgia bariátrica foi descartada. Ele superou as nossas expectativas e já consegue andar e fazer exercícios. Não temos uma projeção numérica do quanto de peso ele ainda precisa perder e quando isso acontecerá, o nosso foco é trabalhar para que ele tenha autonomia de realizar atividades sozinho, o que já começou a acontecer”, diz.
Ainda conforme a coordenadora do Nasf 7, Carlinhos é atendido por uma equipe multiprofissional semanalmente. Entre os profissionais envolvidos no tratamento estão: nutricionista, psicólogos, farmacêutico e educadores físicos. O paciente também realiza exames de sangue regularmente, conforme orientação médica, para acompanhamento de taxas. “Até o momento todos os resultados foram satisfatórios”, comemora Katiana.
Carlinhos já consegue andar e fazer exercícios