Para 2018, o varejo volta a crescer e a faturar mais. Ao menos é isso o que prevê a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping).

A associação divulgou na manhã de hoje (26) o resultado das vendas do ano e do período de Natal. As vendas em shopping no Brasil em 2017 atingiram R$ 147,5 bilhões, um aumento nominal de 5% sobre 2016, maior que os 4% esperado para o período. Apenas o período de Natal movimentou R$ 51,2 bilhões em vendas, um crescimento de 6%.

O mesmo crescimento apontado pela Alshop foi registrado pelo indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio do país. Segundo ele, o Natal 2017 reverteu três anos consecutivos de queda e cravou o melhor desempenho desde 2011. De 18 a 24 de dezembro, as vendas subiram 5,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

No final de semana do Natal (22 a 24 de dezembro), houve aumento de 0,8% em todo o país na comparação com o final de semana equivalente ao do ano anterior (16 a 18 de dezembro de 2016). Apenas na capital paulista, de 22 a 24 de dezembro, as vendas subiram 5,2% ante a mesma semana do ano passado.

De acordo com as entidades, alguns fatores contribuíram para tais números. Entre eles, os sinais de recuperação lenta e gradual do setor, o programa da liberação das contas inativas do FGTS, responsável por injetar R$ 44 bilhões na economia, e a redução da taxa básica de juros para 7%.

Também contribuiu, segundo a Alshop, o fato de 12 shoppings terem sido inaugurados no Brasil em 2017, cinco deles nas capitais do país e sete no interior. Esses novos pontos trouxeram para o mercado cerca de 2.000 novas lojas, que criaram 20,6 mil novos empregos.

Folha de S.Paulo