Search

BREJO DO CRUZ REALIZOU 9º EDIÇÃO DO CAPÔRA – ENCONTRO DE CONTADORAS E CONTADORES DE HISTÓRIAS QUE CONTOU COM A PRESENÇA DA ESCRITORA MARIA VALÉRIA REZENDE

Brejo do Cruz sediou o 9º CAPÔRA – ENCONTRO DE CONTADORAS E CONTADORES DE HISTÓRIAS DO ESPAÇO MATA BRANCA que aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de Julho. A idealização e a organização dos encontros são da Associação Cultural Mata Branca que atua na cidade desde 2012 e tem por objetivo incentivar e promover atividades e projetos na área de arte, educação e cultura visando o pleno desenvolvimento humano, social e ambiental de maneira sustentável. O tema desse ano foi “Para ver o mundo com os olhos de poesia”
O evento deste ano foi mais um sucesso na reunião de contadoras e contadores de histórias de diferentes territórios – como os quilombos de Contendas e Terra Nova – numa celebração da tradição oral, da cultura popular e das narrativas que atravessam gerações. O destaque dessa edição ficou por conta da presença de uma das maiores escritoras da literatura brasileira contemporânea, Maria Valéria Rezende.
Segundo a cantora, compositora e poeta, Socorro Lira, nascida em Brejo do Cruz, e uma das fundadoras do Espaço “ O Capôra é um espaço de reflexão e de reconhecimento da história da gente simples, de nossos territórios e pertencimentos. Olhar para a presença africana no sertão que se vê tão branco é, para mim, particularmente, um ato de justiça. Sou uma mulher negra filha de um pai negro.
O grupo Trotamundos Cia.de Artes, de Natal – RN, formado pelos contadores Anna Celina e Beto Vieira, participam desde o início e mais uma vez encantaram o público com novas histórias. “ Quando lá chegamos pela primeira vez, vimos uma casinha ainda passando pelo processo de caiação, gentes empolgadas e empolgantes davam cor aquele lugar, aos pés da serra da turmalina em plena caatinga como que um livro de páginas brancas, surgia aos nossos olhos o espaço mata branca, um berço de afetividades, de saberes e sede de saber estampado no rosto de cada criança, gentes que começavam a escrever histórias esperançando um futuro plantado nas páginas daquele livro, o Mata Branca se alimentou e se desenhou a cada dia e se fez e faz ver a cada Capôra, onde as histórias se encontram e se perpetuam, sempre nos energizamos e, somos felizes em ser parte disso desde o princípio” disse Anna Celina.
PROGRAMAÇÃO CAPÔRA 2025

📌 18 DE JULHO | SEXTA-FEIRA
17h
Cortejo e roda de brincadeiras na Rua Maranhão – Bairro dos Estados
19h
Abertura com a Trupe do Espaço Mata Branca (PB)
Participação da escritora Maria Valéria Rezende (SP/PB)
Contação de histórias com Mari Bigio (PE)
Repente de viola com a dupla Zé Oliveira & Manoel da Silva (PB)

📌 19 DE JULHO | SÁBADO
8h30
Oficina de haycai com a escritora Maria Valéria Resende (SP/PB
14h
Oficina de cordel com Mari Bigio (PE)

19h
Apresentação da Camerata do Município de Brejo do Cruz (PB)
Contação de histórias com Shirlei França (CE)
Sarau com microfone aberto e Trotamundos (Ana Celina e Beto Vieira/ RN)

📌 20 DE JULHO | DOMINGO
8h30
Roda de conversa ‘A presença africana no sertão’ com representantes dos quilombos Contendas e Terra Nova
17h
Encerramento com Sarau no pôr do sol
Coreto do Parque Ecológico

brejodocruzemfoco

Loading

Mais recentes

PUBLICIDADE
Rolar para cima