Não é de hoje que o Brasil sofre com o problemas de corrupção em várias frente, mas um relatório divulgado nesta quinta-feira (19) por uma organização não governamental pode dar um alento à população.

De acordo com o estudo “G20 na Liderança ou na Retaguarda”, da ONG Transparência Internacional, o nosso país aprimorou o nível de transparência na identificação de empresas que praticam lavagem de dinheiro, mostrando que o controle exercido peles autoridades a esse tipo de crime tem aumentado.

O G20 é um grupo composto por 19 países, além da União Europeia. Em comparação com o estudo anterior, de 2015, o Brasil passou do subgrupo considerado “fraco”, no controle da lavagem de dinheiro, para o subgrupo considerado com “forte regulação”, no levantamento atual, realizado com informações de 2017.

Outros países também mostraram avanços importantes nesta área, a exemplo das super potências europeias Alemanha, Itália e França. Os alemães saíram da categoria “mediano” para “forte”, enquanto italianos e franceses saíram de “forte” para “muito forte”, no controle desse modelo de corrupção.

O documento destaca que a maioria dos países do G20 registrou algum tipo de evolução de 2015 para cá, mas que esse processo ainda tem sido lento e gradual.

Fonte: portalt5.com.br