Covid-19: Campina Grande será referência para 69 municípios da Paraíba

0
125
A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande está preparando a rede de urgência e emergência da cidade para prestar assistência aos seus munícipes e moradores de outras 69 cidades paraibanas na assistência aos casos de COVID-19. Estes municípios fazem parte da segunda macrorregião de saúde do Estado, que tem uma população de cerca de 1,2 milhão de habitantes, segundo dados do Plano Estadual de Saúde 2016-2019.
A definição de Campina Grande como referência para os municípios da segunda macrorregião de saúde foi pactuada entre a Prefeitura e o Governo do Estado para organizar o fluxo de atendimentos aos casos de Covid-19 que necessitem de internação hospitalar. Esta macrorregião de saúde possui dezenove hospitais que serão regulados nos casos de transferência de pacientes para o Hospital Municipal Pedro I.
Para receber estes pacientes, a Prefeitura ampliou a capacidade de atendimentos no Pedro I, que agora conta com 30 leitos de UTI e 60 de internação regular, exclusivos para a Covid-19. Além disso, as cirurgias eletivas, consultas e exames de imagem que não têm caráter de urgência e emergência foram suspensos na unidade hospitalar.
Além do Pedro I, a UPA 24h Dr. Maia, que funciona no bairro do Alto Branco, também direcionou os atendimentos exclusivamente para a triagem dos adultos e gestantes com problemas respiratórios. Já as crianças e adolescentes com os mesmos sintomas continuam sendo atendidos normalmente no Hospital da Criança e do Adolescente. A unidade de pediatria do município, assim como a maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – ISEA passaram por adequações de segurança em saúde para o enfrentamento dos casos de Covid-19.
Equipe médica
Para dar suporte às equipes de saúde que irão atuar na rede hospitalar, a Prefeitura está realizando um processo seletivo. O edital prevê a contratação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, condutores socorristas, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais. Os interessados se inscrever até a meia noite desta terça-feira, 31, pelo sitecoronaviruscg.com.br.
 
2ª MACRORREGIÃO DE SAÚDE (Municípios)
Alagoa Grande, Alagoa Nova, Algodão de Jandaíra, Arara, Areia, Areial, Esperança, Lagoa Seca, Matinhas, Montadas, Remígio, São Sebastião de Lagoa de Roça, Baraúna, Barra de Santa Rosa, Cubati, Cuité, Damião, Frei Martinho, Nova Floresta, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Picuí, São Vicente do Seridó, Sossêgo, Amparo, Camalaú, Caraúbas, Congo, Coxixola, Gurjão, Monteiro, Ouro Velho, Parari, Prata, São João do Cariri, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca, Sumé, Zabelê, Alcantil, Aroeiras, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Boqueirão Cabaceiras, Caturité, Gado Bravo, Natuba, Queimadas, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília, São Domingos do Cariri, Umbuzeiro, Assunção, Boa Vista, Campina Grande, Fagundes, Juazeirinho, Livramento, Massaranduba, Olivedos, Pocinhos, Puxinanã, Santo André, Serra Redonda, Soledade, Taperoá e Tenório.
Fonte: PMCG