DIA INTERNACIONAL DA MULHER: Pollyanna solicita crédito diferenciado do Empreender para mulheres do semiárido

A deputada estadual Pollyanna Dutra (PSB) solicitou ao Empreender Paraíba uma linha de crédito diferenciada para as mulheres do semiárido

0
91

A deputada estadual Pollyanna Dutra (PSB) solicitou ao Empreender Paraíba uma linha de crédito diferenciada para as mulheres do semiárido. “Essa região tão escassa de água, mas tão rica de coragem e vontade de trabalhar, tem as suas particularidades e é preciso que o Poder Público dê a sua colaboração, incentivando negócios, como forma de garantia de emprego e renda”, afirmou.  A socialista fez a defesa nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. Ela afirmou que o empreendedorismo é o caminho para o empoderameto da mulher e instrumento para que ela tenha renda e saia de um ciclo de violência. “O empreendedorismo tem se destacado como possibilidade de fortalecimento das economias locais pelo seu poder de promover o crescimento econômico. Além disso, o empreendedorismo feminino tem uma contribuição para retirar a mulher da dependência financeira de um companheiro agressor, por exemplo”, disse. Segundo estudo da Global Entrepreneurship Monitor, conduzido pelo Sebrae no ano de 2017, mais de 24 milhões de mulheres são empreendedoras no Brasil, número pouco inferior em relação aos homens que chega a 25 milhões.

Dados da Rede Mulher Empreendedora – RME, responsável pela pesquisa nacional “Empreendedoras e seus negócios 2018” mostra que a penas 3% das empreendedoras brasileiras contaram com empréstimos bancários para começar seus negócios. A maior parte iniciou sem nenhum recurso (37%), recorreu a poupanças (17%) ou salário próprio (13%).

“Aqui na Paraíba temos o programa Empreender que nos enche de orgulho, pois fez com que muitas pessoas tirassem o seu sonho do papel e abrissem o seu negócio, tendo emprego e renda. Em alguns casos, precisamos de linhas de créditos diferenciadas. O que peço é uma atenção especial para a mulher do semiárido”, destacou.

Mulher Empreendedora – Pollyanna também apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 82/2019 que institui o Dia Estadual da Mulher Empreendedora, a ser comemorado no dia 19 de novembro. A ideia é promover discussão sobre o tema e debater formas de desenvolvimento dessa área.

‘Spa Empreendedor’ – Quando prefeita do município de Pombal, Pollyanna desenvolveu o projeto ‘Spa Empreendedor’. A iniciativa possibilitou a integração de mulheres no mercado de trabalho e ainda contribuiu para reduzir o índice de violência nas famílias.

O projeto chegou a vencer o prêmio ‘Sebrae Prefeito Empreendedor’ na categoria de melhor projeto e possibilitou que as mulheres devolvessem os cartões do Bolsa Família, o que rendeu ao município outra premiação, o ‘Prêmio ODM – Categoria Destaque – Mulheres de Pombal’.

Repórter PB