Nota (650x338)O Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior (SINTESPB-UEPB) reunidos em Assembleia Geral no dia 31/08/2015, manifesta Moção de Repúdio à postura de discentes e docentes envolvidos em uma mobilização realizada no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba no dia 29 de agosto de 2016, quando um grupo de representantes das categorias impediu a realização da exposição “UEPB Campus V: uma década de conhecimento e luta”, organizada por técnicos-administrativos do CCBSA, causando prejuízos materiais e morais à categoria.

De forma arbitrária, o grupo, que dizia agir em nome da pretensa “democracia” não considerou que a exposição não era organizada por gestores e sim técnicos-administrativos, que contaram com o envolvimento de estudantes e docentes que comungavam da ideia de que a melhor forma de protestar seria mostrando a produção de ensino, pesquisa e extensão à comunidade e abordando a temática da falta de um campus próprio em cada espaço do evento, com base no diálogo.

A atitude desses discentes e docentes expõe uma conduta de desvalorização do trabalho dos técnicos-administrativos deste Campus, desprezo quanto ao papel social e político da categoria, que é relegada a segundo plano nas decisões institucionais de relevância do CCBSA e evidencia uma segregação de classes que só enfraquece uma luta que é por uma causa comum: melhorias nas condições de trabalho/estudo e a instalação de um Campus próprio.

Proibir a realização de manifestações que não estão previstas para ocorrer nos moldes escolhidos por uma pequena parcela da comunidade acadêmica e excluir uma categoria do debate e da tomada de decisões não é democracia.

Além disso, a categoria repudia a forma desrespeitosa com a qual foram tratados a diretora e servidores da Escola Estadual José Lins do Rêgo, que foram prejudicados com a proibição de acesso às salas de aula e ambiente dos professores e tiveram que ouvir insultos mesmo sendo vértices de um mesmo problema: a falta de um espaço próprio para o Campus V de a UEPB instalar-se.

Reiteramos nosso interesse em colaborar com as manifestações que busquem melhorias para o Campus V desde que tais atos não impliquem em prejuízo e desrespeito a quaisquer públicos que compõem a comunidade acadêmica e escolar que utiliza deste espaço.

Esperamos que esse debate político esteja pautado sempre em argumentos e diálogos respeitosos e sérios, em ambientes próprios e que considerem a participação de todas as categorias. Acreditando que o bom senso e os princípios éticos possam continuar nos guiando, esperamos que tal postura não se torne rotineira.

Assessoria