Paraíba promove ‘Dia D’ de multivacinação neste sábado (30)

A sugestão é que as Unidades de Saúde da Família (USF) fiquem abertas das 8h às 16h, mas fica a cargo de cada município a melhor logística.

0
25

A Paraíba promove, neste sábado (30), o Dia D de Multivacinação para atualização de todas as vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Calendário Nacional de Vacinação para todos os públicos, de todas as idades. O evento é uma das ações do Vacina Mais Paraíba, cujo objetivo é unir esforços para sensibilizar a população sobre a segurança e eficácia das vacinas e aumentar as coberturas, proporcionando a redução das doenças imunopreviníveis (que podem ser evitadas com vacina).

Vão ser ofertadas as vacinas BCG, Hepatite B, Penta, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DTP, Hepatite A, Varicela, Difteria e tétano adulto (dT), Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, dTpa, Influenza (esta ofertada durante Campanha anual), Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23) e Covid-19.

“Para se ter uma ideia do quanto vem caindo a vacinação, de 2015 a 2021, o número de crianças vacinadas com a primeira dose contra a poliomielite, caiu de 54.719 para 43.053. Já para a terceira dose, no mesmo período, os números reduziram de 51.675 para 39.430”, alertou a gerente operacional de Vigilância Epidemiológica, da SES, Talitha

 

Fonte: Jornal da Paraíba