Paraíba tem maior crescimento de transplantes de órgãos do Brasil em 2019

0
23

A Paraíba é o Estado que mais cresce o número de transplantes de órgãos, segundo o Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Até setembro deste ano, o Estado já havia realizado 176 transplantes de córnea, rim, fígado, medula óssea e coração, depois de 10 anos sem realizar este último. De acordo com o Sistema, até outubro, 17 transplantes de fígado foram realizados no Estado em 2019. Em comparação com 2018, que houve três transplantes desse órgão, o incremento foi de 600%.

O Brasil é referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Atualmente, cerca de 96% dos procedimentos de todo o País são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O país é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA. O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, disse que a Paraíba segue esse ritmo. Este ano, o índice de doações e transplantes tem aumentado significativamente.

“Neste ritmo, vamos ter o maior marco da história. Fígado estamos indo pra 17 captados e rins, 28”, afirma. A marca de 17 transplantes de fígado já supera a maior quantidade realizada no Estado, em 2010, com 12 órgãos. Assim como em todo o Brasil, os pacientes da Paraíba recebem assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante, pela rede pública de saúde.

N.° Transplantes 2019
Rim cadáver: 19
Rim intervivo: 16
Fígado: 17
Coração: 01
Medula óssea: 01
Córneas: 122

Total: 176 órgãos

Valdívia Costa/ PB Debate

LEIA TAMBÉM

Paraíba alcançará maior marco de transplantes de órgãos realizados este ano

Após 10 anos, transplante de coração é realizado na PB