A população de São Bento, sertão do estado, foi surpreendida na manhã desta quarta-feira (01), com o desmanche do Barramento no Rio Piranhas, no ponto onde aCompanhia de Água e Esgotos da Paraíba – CAGEPA, realiza a captação de água. Esse barramento é o meio que possibilita que a água seja captada para as cidades de São Bento, Brejo do Cruz e Belém do Brejo do Cruz.

O ato foi motivado pela falta d’água no Distrito de Barra de Cima. Alguns populares da comunidade, estiveram pela manhã na sede da CAGEPA, acompanhados pelo Vereador Adaildo Dantas, e em seguida, se deslocaram até o rio, no local de captação de água da CAGEPA.

Os populares adentraram o rio e começaram a desmanchar o barramento feito com sacos de areia, com a justificativa de que o barramento está impedindo que a água chegue à Barra de Cima.

A Polícia Militar esteve presente no local, acompanhando toda a movimentação, mas ninguém foi detido.

O prefeito da cidade, Dr. Jarques Lúcio, também se fez presente no local, afim de conversar com os populares. “Estive pessoalmente com a população hoje no barramento, discutindo com as pessoas e mostrando que dessa maneira não chegaremos a nenhum lugar; A gestão está sensível a essa situação caótica e tem feito de tudo para amenizar a situação de nossa cidade. Vamos lutar e com a força de Deus, vamos vencer! A abordagem com a população foi boa e muitos entenderam a situação; Estamos vigilantes e o trabalho não vai parar”, relatou o prefeito através das Redes Sociais.


O resultado do desmanche do barramento foi a diminuição imediata do nível da água no local da captação. “O Nível está com 56 cm. Porém, com a sangria com um volume considerado, acreditamos que fique com aproximadamente 45 cm. Dá condições de captar, porém sem reserva , sem nível de segurança  e aumentando a probabilidade de danificação do conjunto motor bomba”, relatou Mazinho, coordenador local da Cagepa.

Mais São Bento com São Bento em foco.