Os motoristas que atuam no transporte escolar, transporte coletivo de passageiros e transporte de emergência dos municípios de Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz, São José do Brejo do Cruz e Paulista todos na Paraíba, finalizaram neste sabado (12), na Escola Municipal Manoel Torres, os cursos de Formação de Condutores de Veículo de Transporte Escolar, Condutores de Veículo de Transporte Coletivo de Passageiros, Condutores de Veículo de Emergência. Os cursos foram promovidos pelas Prefeituras dos municípios acima citados por meio da integração entre as Secretarias Municipais de Educação e a Secretarias de Trânsito e Transporte, em parceria com o CTTP – Centro Treinamento Técnico Potiguar. A Especialização, atendendo a RESOLUÇÃO do Contran nº 285 de 29/07/2008, foi destinada a 43 motoristas de veículos oficiais distribuídos nos referidos cursos.

O curso teve como objetivo conscientizar aos motoristas de transporte escolar e universitário, como também os condutores de vans e ônibus de passageiros, quanto aos riscos e cuidados necessários durante o translado, levando em conta a segurança e o bem estar de todos os ocupantes, e foi realizado nos dias 05, 06, 11 e 12 de Maio do ano em curso, totalizando uma carga horária de 50 horas. As aulas aconteceram no formato presencial e foram ministradas em finais de semana para não prejudicar o atendimento ao público.

Durante a formação, foram abordados os seguintes temas: Legislação de Trânsito; Documentação e Sinalização, segundo o CTB; Legislação de Trânsito e de Transporte; Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social; Relacionamento Interpessoal; Comportamento e Conduta no Trânsito; Noções de Primeiros Socorros; Direção Defensiva; Acidentes de Trânsito; Responsabilidade e Segurança no Trânsito; Características e Especificidades dos Escolares, Coletivos e Emergência. Para o motorista João Paulo Oliveira, o curso foi muito importante para o trabalho, pois proporcionou momentos de grande aprendizado. “O instrutor Geraldo Gois explicou tudo com muita clareza e paciência. Graças a esses cursos que a Prefeitura está nos proporcionando, estamos cada vez mais aptos a exercer nossas atividades com qualidade e segurança, pois adquirimos novos conhecimentos; parabenizo e agradeço em nome de todos meus colegas ao Prefeito da nossa cidade de Brejo do Cruz, Francisco Dutra Sobrinho “Barão”, pela oportunidade em ofertar um curso deste porte a nós condutores do transporte escolar, primando pela qualidade dos serviços prestados aos estudantes brejo-cruzenses”, destacou João Paulo. Na oportunidade, esteve presente a Secretária Municipal de Educação de Brejo do Cruz, a Sra. Marta Lucia de Paiva Rocha, e como representante dos Condutores do Transporte Escolar o Motorista João Paulo Oliveira. São ações como esta que demostram o compromisso do Prefeito “Barão” com o desenvolvimento do município de Brejo do Cruz-PB. Ele, que ao longo dos anos, não tem medido esforços para oferecer serviços públicos de qualidade a todos os brejo-cruzenses.

brejodocruzemfoco