Sete dicas de filmes que podem ajudar no vestibular e no Enem

0
39

Uma forma de assimilar conteúdos que cairão no Enem e no Vestibular, de uma forma mais leve, é por meio dos filmes. Veja aqui uma seleção de longas para auxiliar o estudante a aprender um pouco mais sobre História para as provas que virão próximo ao final do ano. São sete obras selecionadas pelo R7 que podem ajudar a entender melhor momentos cruciais da História.

Confira:

Lista de Schindler, clássico do diretor Steven Spielberg, que completa 25 anos em 2019, conta a história de Oskar Schindler,  um empresário ligado ao partido nazista que utilizava mão-de-obra de judeus em sua fábrica durante a Segunda Guerra Mundial. O filme mostra como Schindler salvou a vida de milhares de pessoas que seriam mortas nos campos de concentração. Uma referência para entender o nazismo e o contexto da Segunda Guerra Mundial.

Outro filme indicado para entender o período da Segunda Guerra Mundial, mas do ponto de vista brasileiro é Olga, do diretor Jayme Monjardim com Camila Morgado no papel principal. O longa conta a história da Olga Benário, uma jovem judia alemã e militante do partido comunista. Ela recebe treinamento da União Soviética e é escala a acompanhar Luis Carlos Prestes de volta para o Brasil. Eles se relacionam, têm uma filha, mas Olga é presa e deportada para a Alemanha nazista pela polícia do governo de Getúlio Vargas.

Entre as indicações, também está Lincoln, do diretor Steven Spielberg, se passa durante a Guerra Civil americana, quando os estados do Norte vencem o Sul. O longa retrata os últimos quatro anos do presidente Abraham Lincoln e sua luta para aprovar uma emenda à Constituição para acabar com a escravidão nos Estados Unidos.

Escravidão e o racismo estão presentes no filme 12 anos de escravidão. O longa conta a história de Solomon Northup, um homem negro e liberto, que vivia com a família no norte dos Estados Unidos. Ao receber uma oferta de emprego em outra cidade, Northup é preso e vendido como escravo. Ele passa por dois senhores que o exploram .

Forrest Gump, um clássico protagonizado pelo ator Tom Hanks, apresenta os principais momentos da História recente dos Estados Unidos, mais especificamente do século 20, como a Guerra do Vietnã, o movimento hippie, a ação dos Panteras Negras e também a descoberta do vírus da Aids.

O Nome da Rosacom o ator Sean Connery, é um clássico para entender o período da Idade Média e como era a vida nos mosteiros. Como pano de fundo, o controle da Igreja Católica e a relação de poder que exercia sobre a população e o feudalismo. No enredo, um monge franciscano é escolhido para investigar mortes misteriosas em um mosteiro na Itália. Após investigação, foi instalado um Tribunal da Santa Inquisição.

Já a Central do Brasil, um premiado filme do diretor Walter Salles, retrata o fluxo migratório da população do Nordeste para o Sudeste do país. Pessoas que deixaram tudo em busca de trabalho e oportunidade de uma vida melhor. Um retrato da história brasileira recente.

paraibatododia.com.br