Governador autoriza concurso para Polícia Penal da Paraíba

O governador João Azevêdo disse que o concurso para Polícia Penal da Paraíba deverá ser realizado ainda este ano.

0
13

O governador João Azevêdo (PSB) autorizou, nesta segunda-feira (15), a realização de concurso para Polícia Penal da Paraíba ainda este ano. O gestor disse que teve uma reunião com o secretário de Administração, Tibério Limeira, para últimos ajustes no edital, mas não adiantou quando ele deverá ser divulgado.

“Logo, logo estaremos publicando o número de vagas e a data da realização das provas”, anunciou durante seu programa oficial Conversa com Governador.

Ainda segundo João Azevêdo, o aumento do efetivo será necessário devido à construção de um novo presídio, no município de Gurinhém, localizado no Agreste paraibano.

Ao Conversa Política, o presidente da Associação dos Policiais Penais da Paraíba, Wagner Falcão, disse que o déficit atualmente é em torno de 2 mil vagas. Segundo ele, o primeiro concurso, em 2008, foram abertas 2 mil vagas. Nesse período haviam cinco mil presos. “Hoje temos em torno de 13 mil. O interessante é dobrar o número de profissionais, porque também aumentou muito a responsabilidade do policial penal”, afirmou.

A carreira de polícia penal da Paraíba foi criada em 2021 e, desde então, o governo estadual se organiza para a realização da seleção. O último concurso para agente de segurança penitenciária (antiga denominação da atual carreira de policial penal) foi realizado em 2008.

No momento, de acordo com dados do governo estadual, a remuneração inicial de um policial penal é de R$4.670,32. A final da carreira, os ganhos podem chegar a R$7.985,90.

Para ingressar na carreira é preciso possuir o nível médio completo.

Fonte: jornaldaparaiba