Pollyanna Dutra cobra instalação de laboratório para realização de exames PCR em Campina Grande

Parlamentar criticou centralização de exames na capital e destacou dificuldades enfrentadas pelos sertanejos

0
145

A deputada estadual Pollyanna Dutra cobrou, em reunião remota realizada com o secretário de saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, nesta quarta-feira (13), a instalação de um laboratório para realização de exames PCR em Campina Grande. Conforme a parlamentar, cada exame realizado atualmente deve ser encaminhado para João Pessoa, única referência em todo o estado, o que dificulta o acesso de todos os municípios, sobretudo do Sertão e Alto Sertão.

“Imagine que um paciente esteja em Pombal e tenha testado positivo para a Covid-19. Nós, então, precisamos fazer o PCR e encaminhar para João Pessoa. O carro vai, anda 400km para levar um swab (coleta de amostra para exame) para João Pessoa e, então, volta. De noite, outro paciente é testado, então, mais uma vez, um outro carro vai levar o swab para João Pessoa e volta. Não seria o caso de descentralizarmos e adequarmos o laboratório da UFCG, em Campina Grande, ou outro laboratório, em Campina Grande, que ficaria na metade do estado, para atender o Sertão?”, questionou.

Para Dutra, a distância do Sertão para a capital não somente faz com que essa viagem implique em altos custos, mas dificulta a logística da confirmação dos casos suspeitos no Sertão. “É muito distante, o custo é maior. Acreditamos que o SUS, quando centralizado na capital, dificulta o acesso para as demais regiões do estado”, disse. “Esse exame é o mais preciso, é extremamente importante a sua realização e, por isso, solicito um olhar maior para o nosso Sertão nesse quesito”, completou.

A deputada Pollyanna Dutra revelou que continuará lutando para garantir um olhar mais qualificado para o Sertão do Estado. “Precisamos dar as respostas ao nosso povo e seguiremos cobrando ações que possam chegar até o nosso povo sertanejo, dando um alívio nesse momento tão desafiador”, finalizou a parlamentar.