Escola Municipal Professora Terezinha Garcia Pereira se destaca pela criação dos prêmios Elpídio Dantas, Aurílio Santos e Delanice Ribeiro.

0
357

As crianças e os jovens estão cada dia mais expressando suas ideias e emoções na vida escolar. Pensando, nesta perspectiva, muitas ações estão sendo cativadas para despertar ainda mais as emoções e pensamentos dos alunos no ambiente escolar.
A Escola Municipal de Brejo do Cruz Profª Terezinha Garcia Pereira, pensando no brincar, fotografar e no escrever criativo, se destacou na semana do estudante em 2022, por criar os “PRÊMIOS ELPÍDIO DANTAS, AURÍLIO SANTOS E DELANICE RIBEIRO”. A escola se destacou por criar o CONCURSO DE DESENHOS: “MEU PONTINHO DE VISTA E AS BRINCADEIRAS DE CRIANÇA”, o “CONCURSO: A ARTE DE FOTOGRAFAR O MEU LUGAR” e o “CONCURSO DE POESIA: A ARTE DE ESCREVER SOBRE O MEU LUGAR”.
Os prêmios foram agraciados com os talentos dos estudantes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental I, alunos da sala de atendimento especializado (AEE) e alunos convidados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II.
O “PRÊMIO ELPÍDIO DANTAS” , foi criado pela escola para homenagear o artista plástico e desenhista Elpídio Dantas, que desde muito cedo morou em Brejo do cruz, onde teve contato com a arte de desenhar. Na infância descobriu os desenhos através do carvão nas paredes de sua casa, na vida adulto seus desenhos virou telas, virando marca enquanto artista representante de Brejo do Cruz e da paraíba.
O projeto se viabiliza também, através da entrega do PRÊMIO “AURÍLIO SANTOS” , criado pela escola para homenagear o fotografo Brejocruzense, Aurílio Santos. O Fotógrafo paraibano é natural da cidade de Pombal-PB, e desde muitos anos vive na cidade de Brejo do Cruz. Ele é o criador do acervo Zé Ramalho, localizado e Brejo do Cruz. Sua arte é vista com bons olhos por grandes artistas, pois eles imagina e cria no sertão as mais belas imagens.
A escola Profª Terezinha Garcia Pereira, ainda destacou em seu projeto de provocar a arte entres os alunos, através do “PRÊMIO DELANICE RIBEIRO”, homenageando a escritora brejocruzense Delanice Ribeiro.
As entregas dos prêmios foram feitas após as atividades concluídas pelos alunos e contaram com auxilio das professoras e da gestão escolar, além da participação do artista Aurílio Santos e da filha de Delanice Ribeiro, Marlise Garcia. Na execução e exposição do projeto escolar, os alunos refletiram sobre a importância dos artistas Brejocruzenses como parte da história do lugar em que vivem, a memória, o sentir e o ponto de vista de cada um deles.

Por: Josenildo Ferreira e Marília Cândido