INSS cria regras mais rigorosas para empréstimos a aposentados e pensionistas

Com a medida, o órgão pretende evitar endividamentos e golpes.

0
118

Por Redação Portal T5

 05h46

Foto: Antonio Cruz/ (Arquivo) Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criou regras mais rigorosas para evitar que aposentados e pensionistas percam o controle e as dívidas virem uma bola de neve.

Segundo o órgão, a partir de agora, quando algum beneficiário pegar um empréstimo com desconto no benefício, a instituição financeira vai ficar proibida de oferecer novos empréstimos ou cartão de crédito para essa pessoa durante os seis primeiros meses.

O INSS ainda reforça que, mesmo que ela queira pegar empréstimo em outra financeira, o benefício ficará bloqueado para esse tipo de contrato. Só o próprio aposentado, pensionista ou representante legal poderá desbloquear o uso do benefício para essa finalidade.

O economista José Luiz Pagnussat alerta que as financeiras aproveitam a facilidade na contratação desse tipo de empréstimo para incentivar as pessoas a se endividarem.

Como a EBC informou, o limite de endividamento continua o mesmo: até 35% da renda líquida – ou seja, o benefício já com descontos, como Imposto de Renda e pensão alimentícia.